Com placar de 2 X 1, Seleção masculina Brasileira vence Rússia e conquista o penta
Com um jogo equilibrado, difícil e com
ataque pesado das duas seleções, a Seleção masculina Brasileira
conquistou, na tarde deste domingo (10), o pentacampeonato na 15ª edição
do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A vitória de 2 x 1 sobre
a Rússia teve gosto de revanche já que, no último Mundial, em 2014, os
brasileiros perderam o título para a Rússia, no campeonato que foi
realizado em Málaga, na Espanha.
Os dois gols brasileiros foram de
Johnny Gomes, o camisa 9 da seleção Brasileira, que foi considerado o
melhor artilheiro com 9 gols, melhor pivô e melhor jogador geral do
torneio. Pela terceira vez, o jogador participou de um mundial: ganhou
em 2010, contra a Rússia (3 X 2), perdeu para a Rússia em 2014 (8 X 4) e
agora conquistou mais um título. Para ele, o sentimento é de alívio.
“Estou muito feliz e não sabia que
teríamos premiações individuais. Queria agradecer o povo goiano que nos
recebeu tão bem. 2014 bateu na trave, eu estava em Málaga e participei
da derrota para a Rússia. Hoje, saímos daqui de alma lavada!”, completou
o artilheiro.
Para o técnico da Seleção masculina,
José Fernando Cabral, a final era esperada, mas ainda causava receio
pela dificuldade da partida. “Queria primeiro agradecer a Goiânia, Goiás
e toda a organização. Fiquei muito grato porque me trouxeram depois de
dois anos para cá para esta revanche. Fiquei dois anos estudando para
ganhar este título e viemos para cá com a Rússia na cabeça. Foi uma
competição difícil, respeitando os adversários, mas a gente esperava por
essa final”, finalizou.
A partida
O jogo começou pesado, com ataques das
duas seleções e ameaças sem finalizações. Aos 4’27’’, após ser
derrubado, o camisa 8 da Seleção Brasileira, Fabrício Bastezini, cobrou
falta, que parou na barreira. No rebote, ele fez uma nova tentativa de
gol, também sem sucesso.
A Seleção da Rússia se mostrou
agressiva, cometendo duas faltas logo nos cinco primeiros minutos. A
torcida brasileira vaiou a arbitragem várias vezes, pedindo cartão para
os russos, que continuavam na ofensiva e cometendo faltas. E foi na
cobrança de uma delas, aos 9'47’’, que o camisa 9, Johnny Gomes,
abriu o placar com um chute forte pelo setor direito. Na metade do
primeiro tempo, a Seleção canarinho teve poucas oportunidades de gol
diante da defensiva russa. No contra-ataque, o goleiro e camisa 1 da
seleção verde e amarelo, Fernando Pereira, brilhou com grandes defesas.
A Rússia, que continuava agressiva,
foi penalizada na sexta falta com um tiro livre para o Brasil. Johnny
cobrou e, aos 16’03’’, balançou a rede pela segunda vez. O
primeiro tempo fechou com uma defesa rápida, com as pontas do dedo do
camisa 1. O segundo tempo começou com pressão da Rússia e aos 25’35’’,
Nikolai Shisterov diminuiu a diferença.
O time Russo ainda tentou usar a
tática do goleiro linha para diminuir a diferença, mas não aconteceu. A
pressão e o forte ataque continuaram até os últimos minutos de jogo, mas
o Brasil garantiu o título.
Campeonato
O 15º Campeonato Mundial Universitário
de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte
Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto
Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários
(FGDU). O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria
de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio da
Gerflor, Onza e da Unimed Goiânia. O evento tem a chancela da Fifa. Na categoria masculina, esteve presentes as equipes da Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão,
China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Rússia
e Tailândia. Já no feminino participaram a Argentina, Bolívia, Brasil,
Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.
fonte: www.cbdu.org.br
fonte: www.cbdu.org.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário